LEGISLATIVAS INTERCALARES 2022
Os cabeças-de-lista por Setúbal dos nove partidos com representação parlamentar vão estar frente-a-frente, na próxima sexta-feira, 14, num debate a ter lugar na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro.
Organizado pela Associação da Indústria da Península de Setúbal (AISET) em parceria com O SETUBALENSE, o debate tem início marcado para as 17 horas e pode ser seguido em directo na página de Facebook do jornal.
A iniciativa, com duração de uma hora e meia, vai ter uma assistência presencial convidada, com representantes de várias instituições de todo o Distrito de Setúbal.
“Dará conhecer o pensamento dos candidatos a deputados relativamente às questões de proximidade à região de Setúbal” é um dos principais objectivos da acção, diz Francisco Alves Rito, director de O SETUBALENSE.
Frente-a-frente vão estar Ana Catarina Mendes (PS), Paula Santos (PCP/ PEV), Nuno Carvalho (PSD), Joana Mortágua (BE), Vítor Pinto (PAN), Cecília Anacoreta Correia (CDS-PP), Bruno Nunes (Chega), Paulo Muacho (Livre) e Joana Cordeiro (IL). A iniciativa conta com o apoio do Instituto Politécnico de Setúbal.
Setúbal no pódio das candidaturas
O circulo eleitoral de Setúbal é o segundo do País -juntamente com o do Porto – com maior número de candidaturas partidárias (20) às legislativas intercalares do próximo dia 30, sendo apenas suplantado pelo de Lisboa (21).
Já conhecida é a ordem pela qual vão surgir os partidos no boletim de voto. No caso do Distrito de Setúbal, o sorteio das 20 candidaturas ditou o Chega no primeiro lugar, o PPM.PURP no segundo e o MPT no terceiro. Seguem- se, por ordem decrescente, Livre, JPP, BE, CDS-PP, PS, RIRe PCTP/ MRPP. A segunda metade das candidaturas ficou ordenada no boletim da seguinte forma: PTP, PAN, NC, PCP/PEV, ADN, IL, MAS, PSD, Ergue-te e Volt Portugal.
Do total de 230 deputados à Assembleia da República, 18 são eleitos pelo círculo de Setúbal. Nas últimas legislativas, realizadas em 2019, o PS obteve por Setúbal nove deputados, o PCP/PEV e o PSD conquistaram três cada, o BE elegeu dois e o PAN um.
Mário Rui Sobral, in jornal O Setubalense
Redes Sociais