A Península de Setúbal tem uma área de 1.421 Km² e abrange nove concelhos, onde vivem 782 044 pessoas.
Do Parque Natural da Arrábida, à Reserva Natural do Estuário do Tejo. De Setúbal, a Sesimbra. Da Moita, a Palmela, Alcochete e Montijo. São quilómetros de tesouros naturais, arquitetónicos e gastronómicos que constituem uma das regiões mais ricas de Portugal.
A Península de Setúbal apresenta dois tipos de paisagens. Uma caracteriza-se pelo seu relevo mais acentuado com vinhas plantadas em solos argiloso-calcários, entre os 100 e os 500 metros, aproveitando as encostas da Serra da Arrábida que as protegem do oceano Atlântico.
A outra tipologia paisagística, que representa cerca de 80% do total da região, abrange terras planas ou com suaves ondulações, raramente ultrapassando os 150 metros de altura. Estes terrenos são compostos por solos de areia, bastante pobres e perfeitos para a produção de uvas de grande qualidade.
Património cultural e religioso
Castelo de Almada
Castelo de Sesimbra
Castelo de Palmela
Convento de Jesus (Setúbal)
Forte de São Filipe (Setúbal)
Forte de Santiago do Outão (Setúbal)
Santuário do Cristo Rei (Almada)
Convento dos Capuchos (Almada)
Convento de N.ª Sr.ª da Arrábida (Setúbal)
Quintas e Palácios
Quinta da Cerca (Almada)
Solar dos Zagallos (Almada)
Quinta da Fidalga (Seixal)
Palácio da Bacalhoa (Setúbal)
Quinta das Torres (Setúbal)
Praias
Figueirinha (Setúbal)
Galápos (Setúbal)
Portinho da Arrábida (Setúbal)
Vinho
Os vinhos da Península de Setúbal tanto são distinguidos em concursos internacionais, como a nível nacional. Uma prova são os resultados dos primeiros seis meses de 2015, em que o ouro e a prata abrilhantaram diversos vinhos, em várias categorias, da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS).
Para premiar os seus produtores por estas distinções e para promover ainda mais esta qualidade, a CVRPS criou um concurso a nível regional para distinguir os seus melhores vinhos.
Na edição deste ano, 2015, foram recebidas 128 amostras para prova, de onde resultaram 39 medalhas de ouro – 23 medalhas para vinhos com IG Península de Setúbal, onze para Vinhos com DO Palmela e cinco para vinhos DO Setúbal.
Das medalhas de ouro emergiram ainda cinco distinções de Melhor Vinho a concurso nas categorias Branco, Rosado, Tinto, Generoso e Melhor Vinho – o mais pontuado.
Os vencedores foram revelados, numa cerimónia de entrega de prémios na Pousada de Palmela.
Gastronomia
Doces
A gastronomia da Península de Setúbal é muito variada. Oferece desde um dos mais prestigiados queijos – o Queijo de Azeitão –, aos Esses e Tortas de Azeitão, Fogaças de Palmela, Pastéis de Moscatel e bolinhos de amêndoa da Quinta do Anjo.
Fruta
Na Península de Setúbal, a uva de mesa e a Maçã Riscadinha são muito conhecidas pela sua grande qualidade.
Pratos quentes
Os mais famosos são a Cabidela de Galinha, Sardinhas de Setúbal, Choco Frito, Ostras, Sopa Caramela, Entrecosto com Migas, e o Ensopado de Enguias do Montijo.
Redes Sociais