A AISET – Associação Industrial da Península de Setúbal – é uma associação empresarial sem fins lucrativos fundada em 2015 pelas 14 principais empresas exportadoras da região de Setúbal que entenderam necessitar dar voz institucional aos seus interesses e perspetivas. Neste momento, a AISET conta já com várias dezenas empresas associadas.
A Associação visa defender e valorizar a atividade industrial na região, posicionando-a como uma ZIR – Zona Industrial de Referência, promovendo o investimento, a atração e retenção do talento e fomentando uma cadeia de fornecedores de valor acrescentado de base regional.
Visando contribuir para o estabelecimento de políticas de apoio à atividade e investimento industrial, a AISET realizou em 24 de outubro de 2018 o 1º Fórum Empresarial da AISET, sob o tema -“Que rumos para a Industrialização da Região de Setúbal?”.
Em função do êxito alcançado, a AISET deliberou realizar o 2º Fórum Empresarial nos17 e 18 de setembro de 2019, no Fórum Luísa Todi, sob o tema “Inovação e Modernização Industrial”.
Com estes eventos a AISET aumentou a notoriedade e sedimentou a posição de principal interlocutor em representação da Indústria da região.
No Fórum dedicado ao tema “Inovação e Modernização Industrial”, marcaram presença várias notáveis como o ministro da economia, Pedro Siza Vieira, o presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal, os presidentes das autarquias de Seixal e Montijo e o vice-presidente da Câmara de Setúbal, o economista Vitor Bento, administradores de empresas privadas como João Paulo Oliveira da Navigator Company e Carlos Abreu da Secil. Também como oradores estiveram: António Mira Diretor Geral Operating Company Digital Industries da Siemens Portugal, Miguel Paulo da Global IT Strategy Manager da Siemens Portugal, Carlos Fonseca, Diretor de Supply Chain Management da Continental em Palmela, José Lucas, responsável pela Oficina Lu Ban Portuguesa do Instituto Politécnico de Setúbal, Carlos Fernandes, Vice-Presidente da Infraestruturas de Portugal, Sérgio Saraiva, administrador da Baía do Tejo, Luís Silva, Professor da Faculdade de Direito de Lisboa, Cesar Sá Esteves da SRS Advogados, Vitor Peliteiro da Staffing Randstad, Paulo Lopes Machado, Consultor RH, José Luis, diretor do IEFP de Setúbal e Maria Teresa Almeida, presidente da CCDR LVT.
No evento que decorreu no Fórum Luísa Todi, Antoine Velge, presidente da AISET e Nuno Maia, diretor-geral, marcaram a abertura e o encerramento do Fórum. Antoine Velge, congratulou-se com a “presença de políticos, economistas, investidores, gestores e com a sociedade civil porque só empresas saudáveis podem contribuir para o desenvolvimento de uma região “, sendo que a forte adesão verificada foi “um sinal positivo” de que a AISET pode criar n Península de Setúbal, “um ecossistema, no qual as empresas desenvolverão um sentimento de pertença, mas também de partilha e de uma visão alargada sobre o mundo e sobre os mercados.”. Nuno Maia descreveu este segundo Fórum como mais um importante momento para a AISET, significando um “nítido passo de consolidação institucional” da Associação.
Momento marcante neste evento foi o debate realizado entre os “cabeças de lista” pelo círculo de Setúbal às eleições legislativas. Francisco Lopes (CDU), Nuno Carvalho (PSD), Nuno Magalhães (CDS), Ana Catarina Mendes (PS) e Joana Mortágua (Bloco de Esquerda), foram desafiados a falar sobre as ‘Perspetivas políticas e económicas para a Península de Setúbal’.
No Fórum dedicado ao tema “Que rumos para a Industrialização da Região de Setúbal?” foram palestrantes convidados João Correia Neves, Secretário de Estado da Economia, Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada, Fernando Alexandre, professor e investigador Universitário com a apresentação do estudo “Investimento Empresarial e o Crescimento da Economia Portuguesa”, António Saraiva presidente da CIP, Paulo Madruga da EY/ Augusto Mateus & Associados, Pedro Penalva CEO da AON, Nuno Flores CEO da Introsys, Gonçalo Vieira da empresa The Navigator Company, Orlando Santos do departamento financeiro da Volkswagen Autoeuropa, Virgílio Cruz Machado, diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia UNL , Pedro Dominguinhos, presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, João Costa diretor da ATEC e Carlos Martins, Secretário da AISET.
Antoine Velge, presidente da AISET, que discursou logo na abertura do evento, deixou a mensagem sobre a importância de mais e melhor acesso aos Fundos Europeus – “A Península de Setúbal perdeu a partir de 2007 o acesso aos fundos comunitários porque sendo parte da mesma Nuts II que a AML. O PIB per Capita da AML fica acima da média e a nossa região já não recebe apoios. Mas dentro da AML a Península de Setúbal representa 28% da população e só 9% do Valor Acrescentado Bruto das empresas. A proposta da plataforma, à qual gostava que toda a população da Margem Sul aderisse, é criar uma Nuts II “Península de Setúbal” dentro da AML.
A mensagem do Diretor-Geral, Nuno Maia, no encerramento do evento que abordou a tecnologia e o futuro da indústria, foi a de unir esforços tendo em conta as próximas décadas – “A Indústria que temos e queremos ter nesta Península, é uma industria de nova geração, digitalizada, talvez exponencialmente digitalizada, e que por isso não pode dispensar as pessoas, um capital humano de excelência, que queremos bem capacitado e apto a vencer desafios, capaz de empreender e inovar. Temos ainda na região, felizmente, potencial demográfico que não podemos desperdiçar, nem ceder a outrem: formar técnicos e gestores de excelência e reter este talento nas nossas empresas é uma tarefa de décadas que não mais podemos retardar”.
Redes Sociais