Os estaleiros liderados por José Rodrigues, (Presidente do Conselho de Administração), lançaram novos Desafios na Liderança do Setor Naval com um dia dedicado ao tema.

O dia começou com  uma visita feita aos estaleiros navais que não deixou ninguém indiferente. A supresa começa logo pela dimensão, já que visto por fora, os estaleiros navais parecem ser bem mais pequenos. Seguem-se as duas docas secas com navios de porte gigante nas quais circulam trabalhadores que aparentam ser mínusculos.

A visita, foi feita de autocarro, até para ser viável, dada os muitos hectares que a empresa abarca.

A lisnave ofereceu o almoço aos convidados dos quais fizeram parte vários associados da AISET.

Da parte da tarde, num dos auditórios do Instituto Politécnico de Setúbal, deu-se inicio à conferência. A sala encheu para ouvir vários convidados, entre os quais, António Saraiva, antigo trabalhador da Lisnave, que está agora nas funções de Presidente do Taguspark e Presidente da Cruz Vermelha portuguesa. António Saraiva falou na necessidade dos líderes se adaptarem às mudanças – “É ter uma visão do mundo (…) podemos apostar muito na inovação (…) mas na base te todas estas realidades estão as equipas”. António Saraiva também evidenciou a necessidade de formação conínua e “de saber liderar com ética e transparência. A Liderança com Inquiétude Cívica”.

Seguram-se outros convidados como Sandra Gonçalves da empresa Outcome que traçou o perfil dos novos desafios de quem lidera, e da necessidade de se criarem primeiros socorros psicológicos. Mário Pinho da Associação das Indústrias Navais, Rui Roque da empresa Nautiber e Bruno Bosca da Atlantic Eagle, foram também oradores.

Seguiu-se um debate moderado pelo CEO da Lisnave, Nuno Santos, no qual foram referidas várias dificuldades da liderança, e eventuais soluções, num discurso mais informal que manteve a audiência até ao final.

 José Rodrigues fechou a conferência.