Península de Setúbal, construindo um melhor futuro, num Portugal mais próspero, coeso e sustentável
Exmo. Sr. Primeiro Ministro
A integração dos nove concelhos da Península de Setúbal na NUTS II Lisboa (depois denominada Área Metropolitana de Lisboa) em 2002, teve como principal consequência a partir de 2007 (início do QREN), a enorme redução do investimento público e privado na Península de Setúbal devido em grande medida à reduzida ou inexistente comparticipação dos Fundos Estruturais Europeus nos projetos necessários ao desenvolvimento económico e social deste território. Em consequência desta falta de investimento, o rendimento per capita da Península tem estado em divergência com o rendimento médio nacional e europeu, situando-se em 2016 em cerca de 55% do rendimento europeu.
Com a Lei 75/2013, a Península de Setúbal veio a ser integrada na NUTS III AML perdendo as suas estatísticas regionais que são um importante meio de conhecimento para a gestão deste território, o que constitui um impedimento substancial para a implementação de modelos de desenvolvimento adequados.
O Futuro da Península de Setúbal está seriamente prejudicado pela má decisão administrativa de não dotar estatística e administrativamente a Península de Setúbal com uma NUTS II e III autónomas, que beneficie de uma Estratégia, Programa Operacional e Fundos próprios.
Nos últimos anos, as entidades da região vêm alertando o Governo para a necessidade de corrigir esta situação prejudicial e injusta para as populações e instituições da Península. Entre 2013 e 2020, o País deixou de aceder a cerca de 2 000 milhões de euros de fundos comunitários adicionais, prevendo-se que até 2027 se perca mais 2 000 milhões de euros, apenas por se considerar a Península de Setúbal, como um território estatisticamente rico, quando na realidade é um território a precisar de reforçar a sua coesão económica e social.
Existe um amplo consenso das forças políticas, económicas e sociais da Península para que esta autonomização estatística da Península de Setúbal aconteça o mais urgentemente possível, a tempo de retificar este erro para o quadro comunitário de apoio que vigorará após 2027. A Assembleia da República aprovou vários Projetos de Resolução para que seja reposta a NUTS III Península de Setúbal e que se estude a reformulação das NUTS II, por forma a beneficiar a região e o país.
Foram igualmente aprovadas pelo Parlamento recomendações ao Governo, para que este estude e diligencie o apoio junto das estruturas da UE, para aplicação já no âmbito do quadro comunitário 21-27, medidas que assegurem a não diminuição do financiamento a toda a AML e que propiciem acrescentados fluxos compensatórios para a Península de Setúbal, através de todos instrumentos de financiamento disponíveis, designadamente do PRR – Programa de Recuperação e Resiliência, e de outras eventuais operações integradas.
Tendo diversos membros do Governo já anunciado a sua disponibilidade para restaurar a NUTS III Península de Setúbal e estudar a criação da NUTS II Península de Setúbal, essa decisão por imperativo dos Regulamentos Europeus tem que ser comunicada à Comissão Europeia em agosto deste ano e formalizada até 31 de janeiro de 2022.
Os signatários vêm pela presente missiva apelar ao Senhor Primeiro Ministro e ao Governo da República que possam dar expressão com a máxima urgência aos procedimentos necessários a esta alteração, permitindo que a Península de Setúbal possa voltar a ter investimento cofinanciado por fundos europeus, que promova o seu crescimento económico e contribua para uma maior coesão e necessária convergência.
É necessário mais e melhor investimento, com apoio europeu, para reverter o subfinanciamento da Península de Setúbal, construindo assim um melhor futuro, num Portugal mais próspero, coeso e sustentável.
Subscritores
AADS – Associação de Agricultores do Distrito de Setúbal ACISTDS – Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal AISET – Associação da Indústria da Península de Setúbal Alkion Terminal Lisbon, S.A. Ambicare Industrial, Lda. AMBIGROUP SGPS, S.A. AMRS – Associação de Municípios da Região de Setúbal ANAFRE – Delegação Distrital de Setúbal ASCENZA AGRO, S.A. ATEC – Academia de Formação ATM – Manutenção Total AutoVision People AVE – Gestão Ambiental e Valorização Energética BE AMENO – Climatização, Lda. Cáritas Diocesana de Setúbal Carmona, S.A. Casa Ermelinda Freitas CENTRAJUSTE – CEDROS LDA. CPPME – Confederação Portuguesa de Pequenas e Médias Empresas Crown Cork & Seal de Portugal – Embalagens, S.A. DYNASYS – Engenharia e Telecomunicações, S.A. EDUGEP, Lda. EPM – Escola Profissional do Montijo ETPM – Escola Técnica Profissional da Moita ETERMAR – Engenharia e Construção, SA Euronavy Engineering, S.A. Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Nova de Lisboa – UNL Hempel (Portugal) S.A. Hovione, S.A. Improfort Portugal, Lda. IPS – Instituto Politécnico de Setúbal Introsys – Integração de Sistemas Robóticos, S.A. Jaime F. Ribeiro Lauak Portuguesa – Indústria Aeronáutica, Lda. Lisnave – Estaleiros Navais S.A. Lusonave – Bobinagem e Electromecânica Industrial e Naval, Lda. Lusosider – Aços Planos S.A. M3T, Metalomecânica 3 Triângulos, Lda. Megasa – SN Seixal – Siderurgia Nacional, S.A. Miraventos Artes Gráficas, Unipessoal, Lda. Município de Alcochete Município de Almada Município do Barreiro Município da Moita Município do Montijo Município de Palmela Município do Seixal Município de Sesimbra Município de Setúbal MURPI – Federação Distrital de Setúbal de Reformados Pensionistas e Idosos Mútua dos Pescadores, Mútua de Seguros, C.R.L. MUVU TECHNOLOGIES, Lda. PALMETAL – Armazenagem e Serviços, S.A. Raporal – Rações de Portugal S.A. RARI, S.A. Reginacork, S.A. RWA – Automation Engineering Safetykleen Portugal Solventes e Gestão de Resíduos, S.A. SAPEC Bay – Parque Industrial Setúbal, S.A. SECIL – Companhia Geral de Cal e Cimento, Lda. SGL Carbon, S.A. SGR – Sociedade Gestora de Resíduos, S.A. Sopac – Sociedade Produtora de Adubos Compostos, S.A. Systion Electronics Lda. The Navigator Company, S.A. UDIPSS – União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Setúbal União dos Sindicatos de Setúbal/CGTP-IN UGT – União Geral de Trabalhadores Vanpro – Assentos, Lda.
Redes Sociais